O QUE TEMOS FEITO: MARKETING NO MERCADO DE DECORAÇÃO

O Marketing Digital é mais do que teorias e conceitos complexos. Em primeiro lugar, ele é prática! É a arte de idealizar uma estratégia, criar um plano de ação e validar os resultados. 

E para deixar você mais consciente dessa realidade, de como é o Marketing na Prática, daremos início a uma série de artigos que vão te mostrar  o que temos feito para trazer resultados para os nossos clientes.

E para inaugurar a nossa série, usaremos como estudo de caso o nosso trabalho com a Sol Decor, que é uma empresa de decoração localizada em Curitiba.

A SOL DECOR E O MERCADO DE DECORAÇÃO

A Sol Decor é uma empresa de decoração, referência em cortinas e persianas na cidade de Curitiba. Com mais de 10 anos de história, possui uma ampla rede de clientes fiéis e defensores dos seus produtos e serviços. 

Até 2020, seu crescimento e consolidação no mercado foi construído através do esforço e dedicação da sua equipe, e também do tradicional “marketing boca a boca”, que sempre gerou um grande volume de clientes através de indicações. Porém, a presença online da Sol Decor ainda não estava estabelecida. Até então, se pode dizer que os clientes eram conquistados através de um “esforço offline”.

A história da DR Launch com a Sol Decor começou em um momento de grande revolução na maneira de atender clientes e fechar negócios

Isso porque, devido a pandemia do Covid-19, o Mercado de Decoração passou por uma mudança drástica nos padrões de consumo, já que seus consumidores, por passarem mais tempo em casa, se tornaram muito mais criteriosos e exigentes quando o assunto é a decoração do seu lar.

E para esses clientes, a presença online se tornou um dos grandes diferenciais que uma empresa deve ter. Hoje em dia, aquela tão valiosa indicação, se torna um negócio fechado apenas se o consumidor ficar satisfeito com aquilo que há na internet, seja um site, redes sociais ou canais no Youtube. Então não ter um canal digital hoje em dia, é crítico para a perda de negócios.

IMERSÃO DE MARKETING NA SOL DECOR

Aqui vale a pena mencionar que todos os serviços da DR Launch são desenvolvidos de forma personalizada, sempre considerando o momento atual das empresas, do mercado e dos recursos disponíveis.

Sendo assim, nenhuma ação imediata foi tomada ao se iniciar os trabalhos com a Sol Decor. Antes de qualquer coisa, foi realizada uma imersão no mercado e na empresa. Isso para coletar informações relevantes sobre a maneira da empresa se comunicar com os seus clientes e fazer negócios.

A partir dessa imersão e coleta de informações, foi mapeada a Jornada de Compra e a Persona (Público alvo) da Sol Decor. Somente depois dessas análises, que um plano de ação foi traçado, considerando quais redes sociais, formatos de conteúdo, comportamentos de consumo e de interação que a Persona da Sol Decor possuía.

AÇÕES DE MARKETING

O trabalho com a Sol Decor foi dividido em 3 partes, que são: Reestruturação Digital, Criação de Novos Canais e Testes e Escala.

Reestruturação Digital

Na primeira fase, a Reestruturação Digital, foi indispensável ter clareza de quais eram as características do público que a Sol Decor possuía e qual público pretendia alcançar. Somente depois dessa definição foi possível definir uma estratégia de comunicação eficiente, já que não estava claro para quem os conteúdos seriam direcionados.

Foi nessa fase que a identidade visual foi definida, o site entrou no ar e os primeiros conteúdos para as redes sociais foram criados.

Depois que foi criada uma Estrutura Digital para a Sol Decor, as indicações tem a possibilidade de conhecer o potencial e o diferencial da Sol Decor perante os seus concorrentes. Antes mesmo do contato comercial.

Criação de Novos Canais

Até o início do relacionamento entre a Sol Decor e a DR Launch, as ações comerciais para captação de clientes se resumiam em indicações e prospecção ativa. Não havia uma Jornada de Compra online que trouxesse clientes de maneira diferente.

A partir dessa situação, as primeiras ações de Publicidade Digital (Google Ads e Facebook Ads), foram construídas. Depois disso, foi inaugurado um novo canal de captação de clientes. De forma resumida, a Jornada de Compra definida para a Sol Decor seguiu a seguinte sequência:

  1. Contato com conteúdos relacionados a produções e serviços nas redes sociais;
  2. Tráfego para o site, com o objetivo de aumentar o nível de consciência do cliente sobre a Sol Decor e seus produtos;
  3. Campanhas de Chamada para ação nas redes sociais;
  4. Rede de Pesquisa do Google Ads.

Esses quatros pontos mencionados acima trazem um fluxo totalmente novo de potenciais clientes para a Sol Decor.

Teste e Escala

Uma vez que toda a estrutura digital tenha sido construída, é importante que testes e análises sejam feitos com frequência. Isso porquê, no mundo digital, o comportamento do cliente é muito mais dinâmico do que já foi.

A comunicação, estratégias de publicidade e criação de novos canais são pontos que nunca perdem a importância e acompanhamento.

Isso tudo porque o Marketing é um constante processo de idealização, testes e escala.

A escala diz respeito a ampliar e potencializar aquelas ações que foram frutíferas.

A DR Launch espera que os resultados até aqui sejam ampliados ainda mais!

E para finalizar, que tal dar uma conferida no depoimento que a Gessilaine Cardoso, CEO da Sol Decor, fez sobre os trabalhos realizados até aqui.

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